(28) 3517-6365

Campanha da Fraternidade 2020

Home    Escola Diaconal


09.03.2020

A Campanha da fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivência a Quaresma. Neste ano somos chamados a olhar, de modo mais atento e detalhado para a VIDA. Diante por exemplo de concepções de felicidade individualista e consumista, não estaríamos esquecendo do significado maior de nossa existência? Porque vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição? Perdemos de fato o valor da Fraternidade? Em meio a tantas questões a Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida. Será uma Campanha que abordará transversalmente as diversas realidades e dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

O tema da Campanha é: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o LEMA é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), extraído da Parábola do Bom Samaritano. O lema nos encoraja, a partir de Jesus Cristo, a servir com espírito de humanidade, cuidado e amor para com o próximo, sementes da fraternidade.

Apresentação no Texto-Base nos diz: “Lembremo-nos de Santa Dulce dos pobres, mulher frágil no corpo, mas fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Dulce, incansável peregrina da caridade e da fraternidade. Dulce, testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. Dulce que via se compadecia e cuidava. Dulce que intercede por nós no céu”.

Ajudar ao próximo é missão dos discípulos e discípulas de Jesus. Santa Dulce é representante do “bom samaritano dos nossos tempos”. Por isso, sua imagem é apresentada em perspectiva na capa do Texto-Base. A pintura da capa do livro mostra Santa Dulce na rua com pessoas pobres e doentes e assim, onde contemplamos uma Igreja em saída, que está nas ruas e vai ao encontro das pessoas.


O Objetivo Geral da Campanha é: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

 

A Campanha da Fraternidade deste ano de 2020 apresenta dez (10) Objetivos Específicos:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;

b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;

c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;

d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;

e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;

f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;

g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;

h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;

i) valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;

j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

 

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade é dividido em três partes importantes. A primeira parte é titulada: “VIU, sentiu compaixão e cuidou dele”. Segue sete tipos de olhares de Jesus: O olhar da atenção aos outros; O olhar da Indiferença gera ameaça à vida; O olhar abandona a vida das pessoas; O olhar que destrói a natureza; O olhar da indiferença exclui a vida; O olhar da solidariedade social. A primeira parte termina com a pergunta: Qual será o nosso olhar?

A segunda parte é titulada “Viu, SENTIU COMPAIXÃO”. Segue sete tipos de compaixão de Jesus: Compaixão rompendo a indiferença; Compaixão é ter mais coração nas mãos; Compaixão é ter mais justiça nas mãos; A caridade – verdadeira, sentida da vida; Cuidar é ter mais ternura na vida; A boa-nova do cuidado da vida; Ecologia integral; e O desafio do sentido.

A terceira parte titulada “Viu, sentiu compaixão, E CUIDOU DELE”. Segue sete tipos do cuidar de Jesus: Disposição em servir; Um compromisso com a vida; um compromisso pessoal; Uma renovação familiar; Cuidar de Comunidades Eclesiais Missionárias; Jornada Mundial dos Pobres; e Uma Colaboração social.

 A conclusão do Texto-Base é uma preciosidade com as seguintes palavras da Santa Dulce dos Pobres: “Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente”.

 

Fonte: Texto base e manual da CF 2020.

Comentários


Mais Notícias

Como chegar


Rua Irmã Giovanna Menechini, S/N
Bairro BNH
Cachoeiro de Itapemirim-ES
CEP: 29313-009

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 3517-6365
escoladiaconalsantoestevao@gmail.com

 Formulário de contato

Escola Diaconal Santo Estevão

© Escola Diaconal Santo Estevão. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web