Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida!

Home    Escola Diaconal

26.08.2022

Junto ao Caminho tivemos a benção da vida do servo de Deus: Dom Luís Mancilha Vilela - um homem que cumpriu sua vocação transmitindo a todos nós a Palavra do Senhor, testemunhando com ações concretas a sua missão de Pastor! Como nossa Diocese cresceu sob o seu pastoreio!!! Hoje nos resta a saudade e a certeza da Vida Nova em Cristo que a ele foi reservada!

A voz deste nosso pastor ecoará por toda a história de nossa Diocese. Estamos tristes sim, mas muito agradecidos a Deus pela vida de entrega de nosso querido e já saudoso Dom Luís Mancilha Vilela!!!

O Corpo Diaconal e a Escola Diaconal da Diocese de Cachoeiro têm muito a agradecer a Dom Luís Mancilha. Foi a pedido dele, que em 1998 reformulou-se um novo processo formativo dos Diáconos Permanentes na Diocese, onde se deu a criação da Escola Diaconal.

Os Diáconos externaram seu agradecimento:

Diác. Ary de Paula Nascimento: Somos eternamente agradecidos, por ele fazer parte da história de nossa Escola Diaconal e nossa Diocese. Um de seus últimos atos quando de sua transferência para a Arquidiocese de Vitória, foi a Ordenação da primeira turma dos Diáconos Permanentes, após a retomada e a reformulação do processo formativo em nossa Diocese.

Obrigado Dom Luiz, o senhor será sempre presente em nossa Escola Diaconal.

Descanse em Paz.

Diác. José Ladeira: Somos muito gratos a Dom Luiz Mancilha, pelo seu empenho no apoio e na formação, dos Diáconos Permanentes em nossa Diocese. Aqui chegou, logo após a Primeira Turma de Diáconos Permanentes ser ordenada, isto em 1986  e a primeira turma foi Ordenada em 25/11/84.

Ele Celebrava a Missa todas as Primeiras segundas-feiras do mês, para Diáconos e esposas e em seguida, Formação no Salão da Diocese, isso durante alguns anos.

Diác. Agliberto Baliano Careta: Dom Luiz um incentivador do Diaconado na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, cumpriu seu pastoreio com maestria.

Diác. Jorge Debak e esposa Marilza: Dom Luiz Mancilha foi para a Casa do Pai e deixa-nos a memória de um homem bondoso, determinado, consciente do seu dever e dedicado às pessoas. Pastor zeloso e incansável na sua missão de evangelizar.

Dentre tantas ações que realizou, destaca-se o seu grande incentivo ao fortalecimento das CEB’s,  a valorização do protagonismo do leigo na Igreja, estimulando a melhor formação dos agentes das pastorais, a fundação da rádio diocesana, como veículo de catequese.

Foi no período do seu pastoreio e com o seu empenho, que as Irmãs Carmelitas estabeleceram comunidade na diocese.

Dom Luiz foi destacado incentivador do Diaconado Permanente na diocese e nesse sentido vale lembrar a fundação da Escola Diaconal Santo Estevão. Como diáconos, prestamos justa homenagem a este homem de Deus que tanto bem fez à comunidade católica de Cachoeiro. Que o Senhor o recompense largamente no Céu.

Descanse em paz!