Home

»

Sete novos diáconos ordenados na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim(ES)

Sete novos Diáconos foram Ordenados para o Serviço da Igreja, pela imposição das mãos do Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, em missa solene concelebrada pelo Vigário Geral Padre Joselito Ramalho Nogueira, entre outros sacerdotes. A missa solene de Ordenação Diaconal aconteceu no Ginásio da Escola João Bley, neste sábado, 20 de abril, no município de Castelo, interior do Espírito Santo.

A celebração foi composta de vários ritos que expressaram a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, marcada por muita emoção. “É uma grande alegria para nossa Diocese realizar essa celebração. São sete homens apresentados e aprovados por suas comunidades, pela Escola Diaconal e pela Diocese. Este número (sete), é muito simbólico! Na Bíblia aparece, muitas vezes, simbolizando o máximo da perfeição”, destacou Dom Luiz Fernando em sua homilia. Dom Luiz Fernando pediu que os diáconos sigam o caminho de Cristo e lembrou-lhes de suas funções. “Deverão ajudar o Bispo e seu Presbitério no serviço do Altar, na Palavra e na Caridade, tornando-se servos de todos. Lembre-se sempre do que ensinou Jesus: Eu não vim para ser servido, eu vim para servir”, falou.

Dentre os ritos desta celebração, após a homilia, seguiu com o propósito dos eleitos, onde o bispo interrogou os futuros diáconos. “Caros filhos, antes de serem admitidos à Ordem do Diaconado, é necessário que manifestes, perante todo o povo, o desejo de assumir este Ministério”

Com o ‘sim’ dos candidatos, ocorreu com a imposição das mãos e a prece da igreja, a Ordenação dos novos Diáconos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A cerimônia seguiu com a investidura e a entrega do livro dos Evangelhos.

Foram ordenados: Walber dos Santos Almeida; Marcelus Carlete Khéde; Rogério Falqueto Júnior; Reginaldo César Guizzardi; Jossimar Mariani; David Gomes da Silva e Geferson Rubis Marinato. “Após um longo percurso formativo que, de certa forma foi atrapalhado pela pandemia, vivenciamos a realização de um sonho. Ninguém serve ao senhor, sem ser chamado por ele! Hoje, simplesmente, estamos respondendo à este chamado e abraçando nossa missão, entendendo que ela (nossa missão) é estarmos à serviço da igreja e do povo de Deus”, afirmou o Diácono Marcelus Carlete Khéde.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no número 1570, cabe aos diáconos “assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir funerais; consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

Fonte: https://diocesecachoeiro.org.br/

Confira mais Notícias

Diáconos e suas esposas participam de formação em Cachoeiro

Novos candidatos ao Diaconado Permanente são admitidos na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Sete novos Diáconos Permanentes serão ordenados na Diocese de Cachoeiro

Missa e seminário marcam o retorno das atividades na Escola Diaconal Santo Estevão

Missão do Diácono Carlos G. Caldonho Nascimento em Santíssima Conceição do Araguaia, no Estado do Pará

Despertar Vocacional ao Diaconato Permanente

Profissão de fé de nosso candidato ao Diaconado Permanente Vandelci da Silva Pereira

Confraternização entre os diáconos e familiares